Skip to main content

5 dicas rápidas para melhorar sua segurança online em 5 minutos

  |  Dashlane

A cibersegurança é uma questão que afeta todas as empresas e pessoas físicas, e depende de sistemas tecnológicos fortes e hábitos inteligentes. Mas, por onde começar? Pode parecer um tanto complexo. Veja uma lista de 5 coisas para fazer em 5 minutos ou menos para melhorar a sua segurança online instantaneamente.

1. Atualize seu navegador web

Se faz tempo que você não atualiza seu navegador de preferência, ele não somente pode estar funcionando lentamente, mas também pode estar vulnerável a uma série de ameaças de segurança, incluindo vírus, malware, spyware e muitos outros problemas. Aumente o desempenho e a segurança do seu navegador instalando a atualização mais recente.

2. Gere uma nova senha para uma de suas contas de mídia social

Escolha um site ou aplicativo de mídia social que você usa várias vezes ao dia, como Facebook, Instagram ou Snapchat. Em seguida, use um gerador de senhas, como o da Dashlane, para criar uma senha complexa e forte que você usará para essa conta.

3. Cadastre-se para receber notificações de internet banking

Diferentemente do que muitos pensam, ladrões de identidade não saem por aí fazendo compras exorbitantes. Normalmente eles fazem pequenas compras usando o cartão de crédito, ou sacam pequenas quantias de dinheiro em um curto período de tempo para evitar levantar suspeitas.

Os alertas de internet banking são ótimos para ficar sabendo das atividades em sua conta bancária com facilidade. Aplicativos de internet banking para o celular geralmente enviam alertas se ocorrer alguma atividade suspeita.

4. Faça uma verificação na Dark Web

A Dark Web é como o “bad boy” da internet. Para acessá-la, é necessário ter software, configurações e autorizações específicos. E você definitivamente não quer que suas informações estejam lá. Se você for usuário da Dashlane, habilite o Monitoramento da Dark Web para garantir que, se suas informações pessoais forem encontradas em sites de risco e disponibilizadas para hackers e spammers, você receberá um alerta para proteger a conta em questão.

5. Habilite a autenticação de dois fatores em uma conta

Habilite a autenticação de dois fatores (2FA) para acrescentar mais uma camada de segurança às suas contas online. A autenticação de dois fatores é um recurso que adiciona mais um “fator” ao seu procedimento normal de login, com o objetivo de verificar sua identidade usando dois entre três identificadores possíveis: algo que você sabe (sua senha, número PIN, CEP etc.); algo que você é (reconhecimento facial, suas impressões digitais, verificação de retina etc.); ou algo que você tem (um cartão inteligente, seu smartphone etc.).

A maioria dos aplicativos ou sites verificará sua identidade por meio de um e-mail ou mensagem de texto enviado para seu telefone. Durante sua pausa para almoço, desafiamos você a aplicar a 2FA em pelo menos uma das suas contas, por exemplo, sua conta pessoal do Gmail, sua conta bancária online ou o gerenciador de senhas da Dashlane! Veja uma lista completa de sites e aplicativos compatíveis aqui.

Precisa de mais informações?

Visite a nossa central de segurança online para ver os relatórios de violações mais recentes e um guia completo sobre como se proteger na internet.

Sign up to receive news and updates about Dashlane