Skip to main content

Informações básicas sobre a autenticação de 2 fatores: o que é, e por que é importante

  |  Dashlane
Cabeçalho de blog de informações básicas sobre a autenticação de 2 fatores

A autenticação de 2 fatores (2FA) acrescenta uma segunda camada de segurança à sua conta online, mas o que é a 2FA, e por que ela é importante?

Você deve ter visto algumas informações sobre 2FA e MFA no noticiário recentemente, quem sabe o Google solicitou para você ativá-los em sua conta, ou talvez você já tenha instalado um deles em seu trabalho. Esses números e letras são muito importantes para sua segurança online; mas como funcionam, e o que significam?

Autenticação de 2 fatores (2FA)

A 2FA é uma camada adicional de segurança para sua conta e abrange muito mais do que um nome de usuário e uma senha. Além de sua senha, é necessário um token (ou seja, uma segunda credencial) para você poder acessar sua conta. Para obter esse token, você precisa ter em mãos algo que lhe pertence, como seu telefone celular, conta de e-mail ou impressão digital. Ao fazer login em uma conta habilitada com 2FA, você terá que digitar seu nome de usuário e senha (ou preenchê-los automaticamente caso use a Dashlane) e também informar esse token.

2FA x MFA

A diferença é simples: a 2FA exige dois métodos de autenticação (p. ex., uma senha e sua impressão digital), enquanto a MFA (autenticação multifator) exige dois ou mais métodos (p. ex., uma senha, um número PIN e sua impressão digital).

Os benefícios da 2FA

O que os cibercriminosos mais cobiçam são dados de logins. Percentualmente, 61% dos casos de violação de dados acontecem quando as credenciais são comprometidas. A 2FA fortalece sua cibersegurança ao te proteger contra ataques de phishing, engenharia social e de força bruta por senha. Ela também evita que seus logins sejam roubados por criminosos em busca de credenciais fracas ou roubadas. Se isso não for motivo suficiente para te convencer a habilitar a 2FA, conheça os outros benefícios importantes para usá-la em seu arsenal de segurança:

  • É muito fácil usar a 2FA se ela for implementada corretamente (e com ferramentas de 2FA como o Dashlane Authenticator, isso é perfeitamente possível).
  • Especialistas recomendam usar recursos de 2FA. Nicole Perlroth, jornalista e autora sobre temas de cibersegurança, defende veementemente o uso da 2FA por todos no mundo online. "É realmente impressionante quantos destes ataques acontecem porque a vítima simplesmente não habilita a 2FA ou MFA. São incontáveis os casos em que bastava ativar o recurso para impossibilitar o roubo de dados."

Resumindo: Batata frita fica bem mais gostosa com ketchup, cinema fica bem melhor com pipoca e sua vida online fica muito mais protegida com um recurso de 2FA habilitado.

Already using Dashlane? Learn the basics of Dashlane in a live webinar and Q&A session. Sign up for the admin webinar here or sign up for the employee webinar here.

 

Sign up to receive news and updates about Dashlane