Skip to main content
Dashlane Logo

Cinco dicas importantes de trabalho remoto para você

  |  Dashlane
mulher trabalhando no computador

Como evitar a estafa e manter contato no trabalho remoto

Trabalhar de casa (mesmo meio período) oferece inúmeros benefícios. O trajeto para o trabalho é bem menor, você passa mais tempo com seus pets, e você está sempre em casa para receber as encomendas.

Por outro lado, o trabalho remoto pode deixar você com estafa ou sem contato com os colegas. Siga as dicas do Guia de Trabalho Híbrido da Dashlane abaixo para evitar esses problemas e aprender a trabalhar de casa da melhor forma possível.

1. Prepare um espaço apropriado para trabalhar

Ao trabalhar em casa, é muito tentador usar o computador deitado na cama ou no sofá. No entanto, com um espaço de trabalho apropriado e ergonômico, você evita uma baita dor nas costas, além de muitas outras coisas. Crie um espaço de trabalho confortável, seja ele sentado em uma mesa ou de pé em um balcão. Use uma cadeira (ou mesa de pé) de boa qualidade e alinhe o monitor na altura dos olhos. Para ainda mais conforto, use um bom fone de ouvido ou compre um monitor maior.

2. Tenha um plano de suporte técnico

É imprescindível ter uma conexão de internet estável e confiável ao trabalhar de casa. E, pior... às vezes, só lembramos como isso é importante quando a conexão fica lenta no meio de uma reunião. Portanto, não deixe um bom serviço de internet para depois. Pense que você precisa estar sempre pronto para lidar com todo tipo de dificuldade.

  • Suporte técnico: se ocorrer um problema, você sabe contatar o departamento de TI?
  • Reinicialização: desligue e reinicie seu computador pelo menos uma vez por semana para diminuir qualquer possibilidade de ele congelar ou falhar.
  • Teste de velocidade: antes de uma reunião ou prazo importante, faça um teste de velocidade para ver a qualidade da sua conexão de internet e antecipar eventuais problemas.

3. Crie rituais de trabalho

No escritório, o dia costuma seguir uma estrutura ou uma sequência de atividades. Por exemplo: você se levanta, se veste, se desloca até o trabalho, compra um café, senta-se na cadeira e começa o dia. Essa sequência de iniciação prepara seu cérebro para focar nas tarefas que virão. Ao trabalhar de casa, você também pode criar suas próprias sequências de iniciação.

  • Ritual para começar o dia: para se focar, siga os mesmos dois a cinco passos todas as manhãs. Por exemplo: sente-se no mesmo lugar > alongue o pescoço para a esquerda e para a direita > dedique cinco minutos para analisar sua agenda e planejar seu dia > dê bom-dia para sua equipe no Slack > e comece suas tarefas.
  • Ritual para terminar o dia: use um alarme para avisar que o dia de trabalho se encerrou. Essa prática é muito importante, porque você pode ficar esgotado rapidamente com o excesso de trabalho se não impuser nenhum tipo de limite. Você pode fazer o processo oposto do ritual para começar o dia. Por exemplo: mude o status para off-line > despeça-se da equipe > e saia do espaço de trabalho.

4. Administre seu próprio fluxo de trabalho

O esgotamento é uma realidade para quem trabalha em regime remoto. Muitos ficam entre a preocupação de que não estão fazendo o bastante e de que estão trabalhando excessivamente. Para evitar esse vai e vem, converse com seu gerente e equipe sobre como você está se sentindo e tente focar em seus objetivos. Veja como otimizar seu trabalho:

  • Priorização: existem diversas maneiras de priorizar estratégias, então, experimente-as para descobrir o que funciona melhor para você. Por exemplo: no início ou no fim do dia de trabalho, você pode determinar quais itens, comunicados e objetivos estão pendentes. Ou você pode identificar e focar nas tarefas mais importantes (no máximo três) que pode fazer durante o dia e concluí-las primeiro.
  • Incentive o estado de fluxo: o estado de fluxo é um estado mental positivo de estar completamente dedicado, focado e envolvido em suas atividades. Converse com sua equipe sobre como otimizar sua agenda pessoal e da equipe; e ajude os colegas a criarem um cronograma mais tranquilo.

5. Crie relações com propósito

Um grande risco de trabalhar remotamente é a sensação de desconexão e isolamento que você pode sentir da sua equipe, ou que eles podem sentir de você. O cérebro humano é feito para monitorar a dinâmica dentro e fora de grupos, e trabalhar remotamente pode provocar uma sensação de exclusão em ambos os lados.

A solução? Encontre sua própria forma de criar boas relações com uma rede mais ampla de pessoas no trabalho. Isso não significa que você precisa participar de todos os encontros sociais possíveis, mas recomendamos buscar oportunidades de socializar com sua equipe. Ou seja, é legal participar de um encontro presencial informal ou marcar conversas virtuais com frequência. E, se você não encontrou uma forma de socializar que te agrade, tente criar uma!

Already using Dashlane? Learn the basics of Dashlane in a live webinar and Q&A session. Sign up for the admin webinar here or sign up for the employee webinar here.

 

Sign up to receive news and updates about Dashlane